Conquistar através da mobilização da sociedade civil organizada, reflete uma realidade incontestável: a união das pessoas em torno de determinadas causas, tem produzido fenômenos sociais com poder e energia que historicamente mostram ser capazes de reverter e mudar cenários e situações.
É evidente que a força do clamor de uma população unida é surpreendentemente maior do que a reivindicação dos solitários ou dos desunidos, sobretudo em alguns casos específicos; por exemplo, na política.
A participação de jovens em processos de mobilização públicos não é novidade alguma. Uma característica que marca a diferença hoje de outras mobilizações do passado, é a forma como essa articulação rapidamente acontece utilizando as potencialidades das redes sociais. O mecanismo não só ajuda a mobilizar, mas a espalhar o seu alcance, quando no passado, essas articulações exigia mais tempo e mais esforço.
A juventude tem tentado ao longo do tempo marcar uma posição, ser uma solução e não um problema nos dias que correm… Infelizmente não dependem deles próprios… Dependem do poder político e social para se poderem afirmar e provar que o poder do povo não reside naqueles que fazem barulho, mas naqueles que trabalham todos os dias por uma sociedade e um mundo melhor.
Hugo Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário