sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“Pensa, é Grátis!”

“Setenta e cinco por cento do nosso corpo é água, mas não fiquem deprimidos. Na cúspide, temos uma massa esbranquiçada e gelatinosa cujo peso ronda as 1300 gramas a que a natureza, sempre tão sábia, decidiu proteger com uma caixa hermética e duríssima, um autêntico bunker ósseo. Estamos a falar da mais fascinante e poderosa máquina do universo: o cérebro humano.

Em oposição ao resto dos animais, que desde a origem seguem e seguirão no seu estado primitivo, o atual desenvolvimento científico, tecnológico e material, bem como a mega oferta de conhecimentos, crenças, filosofias, bondades e maldades que nos envolvem, têm a sua única origem na mais fascinante capacidade do cérebro humano: a de pensar. […]

É por isso necessário recordar um feito, que de tão conhecido, às vezes é lamentavelmente esquecido. Num mundo em que o dinheiro é o instrumento mais poderoso para possuir e ter, no qual praticamente tudo tem um preço e há que pagar por tudo, a capacidade que tudo decide, dirige e conduz, o PODER DE PENSAR, é um dom natural. Todos o possuímos e, como tudo o que procede da natureza, na sua origem não custa absolutamente nada: É GRÁTIS.”

Apesar de grátis, o uso desta faculdade requer algum esforço e por vezes, também alguma coragem, que nem todos parecem dispostos a por em prática. É mais fácil o “seguidismo” que ter uma opinião própria, é mais fácil a crítica gratuita do que a apresentação de alternativas construtivas. Mas mais fácil…não é sinónimo de melhor!

Porque além de um ato natural, ainda por cima grátis, pensar, é a maneira mais fácil de ver o mundo como de fato ele é, e parece-me a única opção possível na construção de uma sociedade e de uma economia, mais evoluídas e mais justas.

Por isso, nunca se esqueça: PENSA, É GRÁTIS!!!

Ana Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário