Pela primeira vez os G20 reconheceram, formalmente, a importância da atividade turística para o desenvolvimento e crescimento da economia mundial. Na declaração de líderes emitida após a cimeira de Los Cabos é referenciado o contributo do turismo para a criação de emprego, para o crescimento económico e para o desenvolvimento das nações.
A União Europeia, por seu lado, tem destacado o papel que o turismo e viagens assumem para a coesão entre povos e para a aceitação das diferenças culturais entre eles existentes. Tem destacado, ainda, o seu relevante contributo para a redução de assimetrias regionais e integração social, muito especialmente, nas zonas rurais e de montanha.
Portugal aguarda pela revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo e pela restruturação do setor turístico (com todas as suas implicações sobre promoção interna e externa) sendo que o Governo na República não deixa de sublinhar o peso da atividade turística no PIB e a sua capacidade de internacionalização da nossa economia.
Chaves assume-se como cidade de turismo não só porque a atividade turística é uma das suas principais atividades económicas mas também pela importância de Chaves para o setor turístico regional.
Afirmou-se pelas suas termas - as de Chaves e as de Vidago - sendo, hoje, um dos principais destinos termais de Portugal. É um dos principais destinos (fora da área metropolitana do Porto) dos turistas que viajam de avião para a região Norte juntando-se a cidades como Braga, Guimarães ou Viana do Castelo. E é uma das portas de entrada de turistas oriundos do principal mercado emissor nacional: Espanha.
Contudo, fatores como a subida do IVA na restauração e no golfe, a redução do rendimento disponível dos portugueses ou a crise económica em Espanha devem constituir alertas a ter em conta.
Reconhecer, hoje, que o turista faz as suas escolhas de uma forma mais criteriosa procurando que as suas opções de lazer superem as suas expectativas quer em termos de experiência turística quer em termos de retorno do investimento efetuado é estar preparado para enfrentar uma concorrência cada vez mais agressiva e para desenvolver novos fatores de atratividade.
Reconhecer a importância da atividade turística para a cidade valorizando os recursos existentes, potenciando a sua enorme riqueza patrimonial e cultural, apoiando os agentes locais e fomentando a criação de redes colaborativas entre eles, com vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados e das experiências oferecidas afigura-se como um passo essencial para a consolidação do turismo de Chaves e em Chaves.
Ana Luisa Ladeiras
Sem comentários:
Enviar um comentário