quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Missão Criteriosa do ser humano

       Uma verdade irrefutável ressalta em todo o contexto da vida humana: é a de que o homem, para edificar, tem que lutar. É na ação construtiva, é pela luta que o ser humano encontra satisfação para as carências e grandes esperanças.
       O ser humano que dedica aos seus empreendimentos, todas as suas energias, encontra a verdadeira realidade da sua missão na vida. O esforço persistente, a sã dedicação e a ação edificante oferecem lições que não se encontram nos livros, nem no testemunho dos outros.
       Os gigantes do trabalho, da verdade, da persistência, da coragem, da determinação e da competência nunca falharão no mandato, para que forem investidos. O homem que se dedica à realização útil e consistente de qualquer coisa, capaz de satisfazer alguma necessidade social ou individual, encontra satisfações que o animam nos momentos de dúvidas e incertezas.
       Os que trabalham, que se esforçam com ânimo e valor, despertam em si mesmo, cada dia, novas energias e propósitos, com que conquistarão novas vitórias, envolvendo outros.
       A conquista do êxito de cada missão exige, além de outras qualidades, o pensamento claro, forte e nobre e uma poderosa inteligência, capaz de pensar e discernir as coisas com objetividade. Espírito firme, mente aberta, atenção a todos os detalhes e muita persistência, são características que confecionam vencedores.
       Só os vencedores cumprirão todas as missões nas quais forem investidos. Possuem senso de humor, persistência, grande energia, conhecimento em expansão, empatia, respeito pelos outros, inteligência de perdoar, capacidade de trabalho, serenidade e atitude positiva.
       É da investidura nestes missionários que a sociedade flaviense e portuguesa precisam.

      Outros são fortes na tendência para culpar ou criticar os outros, na falta de empatia, no ressentimento, na demagogia e na utopia, na mente fechada, na acomodação, na inatividade, no egoísmo, no medo da responsabilidade e na pouca flexibilidade. Normalmente fracassam nas missões para as quais se candidatam ou são investidos.
      Não existe sorte ou acaso. O destino e a missão de cada homem estão nas suas mãos.
    
      É incumbência constante de cada um de nós, possuidores duma atitude positiva, grata com quem generosamente ajuda a ir adiante, vigorosa e entusiasmada pelos vencedores, transmitir, contagiar e contaminar a todos, com verdade, determinação e sem hipocrisia, até os mais céticos.

José Joaquim Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário