quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Estado Social

É uma realidade que me preocupa, dói saber que há cada vez mais pessoas carenciadas, aos mais variadíssimos níveis, e por isso, os meus próximos textos serão dedicados a esta temática.

Foi dada a conhecer, e começa agora em força a desenvolver o seu trabalho em prol dos mais necessitados, a Associação Chaves Social, que aparece de cara lavada, com nova direção e sede.

Mais do que nunca, numa época em que as necessidades sociais das pessoas e famílias aumentam, em que o desemprego prolifera, cabe a nós, sociedade civil ajudar quem mais precisa.

O Estado não tem margem para mais apoios económicos, e não podemos fingir que nada se passa, não devemos ignorar a pobreza, muitas vezes envergonhada, as necessidades de quem vive perto ou passa por nós todos os dias. Temos obrigação moral de estar atentos e ajudar.

Esta ajuda não tem, nem deve, ser só económica, podemos dispor do nosso tempo e saber, fazendo voluntariado, auxiliando das mais diversas formas.

É este o objetivo da Associação Chaves Social IPSS, que, sem fins lucrativos, tem como principal finalidade reforçar o apoio para a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social e a promoção do desenvolvimento social no Concelho de Chaves através do apoio a famílias, crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência. Presta ainda auxílio á populações do Concelho de Chaves com carência habitacional. Conta ainda com o apoio a programas de promoção da saúde, integração de imigrantes, promoção de ações no domínio da educação, formação e emprego. A Associação Chaves Social, pretende ainda prevenir e resolver problemas sociais emergentes.

Nada disto seria possível sem o apoio da Câmara Municipal, que sempre demonstrou enorme preocupação social. Como membro da direção e sobretudo como cidadã deste Concelho o meu muito obrigada.

Márcia Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário